Ilhéus: Justiça do trabalho cancela eleições do SINTRASUL

Arquivado em: Bahia |

IMG-20180606-WA0035
IMG-20180610-WA0018

O SINTRASUL (Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Sul e Extremo Sul da Bahia), com sede em Ilhéus, foi alvo em 2017, da Ação Civil Pública nº 489-63.2017.5.05.0492, pelo Ministério Público do Trabalho, que destituiu a atual diretoria e determinou a realização de nova eleição, marcada para o dia 09 de junho de 2018.

No entanto, os dirigentes da FETRAMAG (Federação Estadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral), Marcos Barbosa, e da CNTML( Confederação Nacional), Sandro Albuquerque, em reunião com vereador Luiz Carlos ESCUTA, do PP, entenderam que a Chapa 2, encabeçada pelo trabalhador Luis Carlos Santos Nascimento, estava sendo prejudicada na sua legitimação ao processo eleitoral e impetraram mandado de segurança requerendo o seu adiamento para apuração dos fatos.

A Juíza da 2ª Vara do Trabalho, Dra. Nélia Maria Santos Hudson, acolheu o pedido considerando haver elementos que “evidenciam a violação aos princípios do contraditório e da ampla defesa, e o indício de irregularidades”, comprometendo a lisura do pleito e trazendo “perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo”.

O resultado foi comemorado pelos integrantes da Chapa 2 e pelos dirigentes das entidades de grau superior da Categoria. Para Sandro Albuquerque, da CNTML (Confederação Nacional), “a justiça foi feita. Queremos que os trabalhadores tenham liberdade de se organizarem, escolherem seus representantes e participarem efetivamente das decisões e destinos do Sindicato. Não vamos permitir truculência, ameaças de exclusão da escala de trabalho e intimidação, por parte da diretoria cassada, a companheiros que tenham declarado voto na chapa 2 que defende a mudança de gestão”.

Uma nova audiência foi designada para o dia 19 de Julho, quando serão definidos critérios para o pleito e nova data para a eleição. “Tanto a Federação como a Confederação Nacional estarão acompanhando cada passo deste processo. Queremos que a administração do SINTRASUL volte para as mãos do trabalhador, que realmente represente a Categoria”, finalizou Marcos Barbosa, da FETRAMAG.

O vereador Escuta, do PP, que participou das reuniões, disse que “é forte o anseio por mudanças por parte dos trabalhadores” e que por isso declarou apoio à Chapa 2 encabeça por Luis Carlos Nascimento. “Conheço a Categoria e sei das suas peculiaridades. Cumpri meu papel me colocando ao lado de pessoas simples, humildes, mas idoneas, trabalhadoras e que movimentam os produtos e mercadorias no nosso município”, destacou o parlamentar.

comments