Ilhéus: Rede Sustentabilidade promove curso de formação para novos filiados

Arquivado em: Bahia |

A Rede Sustentabilidade promoverá curso de formação em Ilhéus. O encontro está marcado para as 9h deste sábado (15), no auditório do Hotel Barravento, no Malhado. O coordenador de formação da Rede na Bahia, Francisco José, vai ministrar a palestra deste sábado. Ele tem ampla qualificação em temas socioambientais. O evento terá, ainda, a participação do coordenador de organização estadual, Irland Correia.
A atividade é voltada para as pessoas que querem se filiar ao partido e aos novos membros que ainda não participaram do curso. Segundo a Rede Sustentabilidade, essa etapa de ingresso apresenta aos simpatizantes e recém-filiados os princípios do partido, “que preza pela identificação entre os seus quadros e fundamentos. A filiação não é um fim em si mesmo. Ou seja, o mais importante é a qualidade da relação que o filiado e o conjunto partidário podem construir”.

Segundo um dos porta-vozes da Rede em Ilhéus Emílio Gusmão, a carta de princípios do partido valoriza a defesa da democracia e da diversidade sociocultural. Cita, como exemplo, não caber entre seus membros o desrespeito aos direitos civis das comunidades LGBTT.

“O nosso projeto partidário também não admite em seus quadros pessoas contrárias à efetivação dos direitos de comunidades tradicionais e povos originários. Em Ilhéus, por exemplo, a Rede não vai acolher propagadores do ódio contra o povo tupinambá”.

O respeito ao meio ambiente é outro princípio fundamental da Rede, diz Gusmão. O partido defende um modelo de desenvolvimento que trate o planeta em sua integridade, como um bem coletivo a ser preservado. A sociedade precisa superar a visão limitada que enxerga a natureza apenas como fonte de recursos e depósito de resíduos.

Ao contrário das teorias econômicas ortodoxas, reforça o dirigente, a Rede não percebe os elementos naturais como externalidades da produção econômica. O bem-estar da civilização humana está diretamente relacionado com a preservação do meio ambiente. O planeta e a humanidade mantêm uma relação de interdependência. Preservar a Terra é também salvar o homem. emílio-gusmão

comments